segunda-feira, 6 de julho de 2009

História da África II

A África Colonial: a perda da soberania nacional,
da iniciativa socioeconômica e a limitação da autonomia cultural

Os "tráficos negreiros" empreendidos pelo Oriente a partir do século VIII, e logo apos pelo Ocidente a partir de 1500, tiveram um impacto cumulativo devastador. As sociedades Africanas foram desarticuladas; os grandes espaços administrativos historicamente constituídos (os impérios) se fragmentaram e, no seu lugar, surgiu uma miríade de minúsculos reinos em constantes guerras entre si. Essa massiva fragmentação e incessantes atomizações enfraqueceram terrivelmente as sociedades Africanas que, pouco a pouco, perderam a capacidade de resistência perante as agressões externas. A grande desarticulação do continente Africano, por sua vez, preparou as bases para outra grande tragédia - a colonização direta pelo Ocidente.

A partir de 1860, a África começou a perder sua independência política com a implantação, em seu território, de todas essas potencias européias que a colonizaram militarmente, país por país e região por região: franceses, britânicos, belgas, portugueses, espanhóis, alemães, holandeses. No confronto militar com o Ocidente, as elites Africanas foram decididamente derrotadas e a Europa assumiu diretamente a conduta política do continente Africano. Somente a Etiópia escaparia a essa humilhante experiência de avassalamento geral.

Em 1884-1885, as potencias ocidentais vencedoras fincaram sua hegemonia total sobre os Africanos como conseqüência da chamada Conferência de Berlim - conclave de nações imperialistas européias, que conduziu à partilha brutal do continente Africano e a sua total colonização, com exceção da Etiópia. Com a Conferência de Berlim, os Africanos perderam a sua soberania nacional, a iniciativa socioeconômica e sofreram uma grave limitação de sua autonomia cultural. Em um período de apenas quarenta anos - entre 1860 e 1900 -, o continente Africano foi esquartejado em uma multidão de "colônias" e "protetorados". Apenas a Etiópia conseguiu manter sua independência mediante uma luta feroz contra os invasores europeus (italianos), que foram derrotados na Batalha de Adwa, em 1896.

Entre 1860 e 1900, todos os países Africanos (exceto a Etiópia) ficaram subjugados e colonizados e os imperialistas europeus desarticularam todas as estruturas básicas da administração autóctone. Com a implantação hegemônica dos valores e usos ocidentais, a África não seria nunca mais o que, até então, tinha sido e os Africanos perderiam uma grande parte da confiança em si, proporcionada pelas próprias culturas autóctones e pelas suas civilizações regionais. As classes dirigentes Africanas do período "Ressurgente" viram subtraídas todas as suas prerrogativas políticas, econômicas e militares e foram avassaladas. As aristocracias Africanas ficaram ou destituídas ou neutralizadas (os chamados "protetorados"); todos os governos autóctones, incluindo aqueles que serviram para viabilizar os "tráficos negreiros", foram liquidados.

Aquelas elites Africanas "parceiras", que anteriormente lucravam através do comercio intenso com o mundo exterior, essencialmente baseado no tráfico de seres humanos, viram-se convertidos em simples lacaios do poder colonial. Derrotados e "marionetizadas", essas elites constituíram, a partir desse momento, a base social sobre a qual o poder colonial iria reconstituir as sociedades Africanas em seu favor e compor novas elites a seu serviço. Assim, criaram-se novas elites Africanas, corruptas e submissas, facilmente manipuláveis. Concretamente, foi isso o que aconteceu, e haverá de se compreender esse processo de colonização de todo o continente, a destruição massiva dos valores Africanos que acarretou, assim como as estruturas e mentalidades de submissão que foram implantadas, para se entender tudo o que se seguiu, até a reconquista da independência Africana nos anos 1950 e 1960 num contexto mundial totalmente desfavorável aos Africanos.

A colonização criou novas redes de "cooperação" entre os ocupantes europeus e a maioria das elites locais, especialmente aquelas que anteriormente tinham intermediado os "tráficos negreiros". A maioria das aristocracias autóctones foram "recuperadas" e postas a serviço do ocupante europeu mediante uma política que os britânicos chamaram de "governo indireto", ou seja, um governo colonial atuando por intermédio de prestigiados dirigentes locais "reconvertidos". Os colonizadores franceses, belgas, italianos, portugueses e espanhóis, no entanto, preferiram implantar sistemas de "governo direto", baseados na "assimilação".

No livro Amkoullel, o Menino Fula (2003), de Amadou Hampâté Bâ, vê-se nitidamente como a colonização francesa criou, artificialmente, as novas elites subservientes Africanas de hoje. O interessante nesse livro é que Hampâté Bâ esta narrando sua própria historia sob a colonização: como ele cresceu dentro de uma família Africana tradicional e como se converteu, progressivamente, em funcionário publico a serviço do ocupante colonial.

Por intermédio do relato de Bâ, têm-se uma ideia precisa de como se deu esse processo em que as potências européias criaram uma nova elite de traidores natos, elite à qual entregariam o poder em 1960, como parte de um processo bem orquestrado chamado descolonização. Com efeito, nesse ano, a maioria dos países do continente Africano "recebeu" sua independência política, sendo o controle de suas sociedades repassado pelo antigo colonizador para as elites Africanas que, em grande medida, surgiram das escolas coloniais. Esse livro é relevante e importante, porque traz uma visão de como esse processo se deu.

A repressão que exigiu a conquista e a implantação do poder da Europa na África se traduz numa significativa queda demográfica em todo o continente. O numero de pessoas dizimadas pelos colonialistas, seja durante as guerras de resistência protagonizadas por uma parte das elites (Samory, Toure, Nzinga, Cetewayo, Menelik II, Behanzin), seja nas operações de "pacificação", foi da ordem de milhões. No período de quatro décadas em que a Europa impôs sua dominação sobre toda a África, a densidade populacional desse continente despencou vertiginosamente: as carnificinas, massacres e "limpezas" das chamadas campanhas de pacificação cobraram a vida de dezenas de milhões de Africanos.

Poucos têm uma ideia do que realmente foi a colonização para os Africanos. Muitos continuam ignorando ou minimizando o fato de que a colonização da África foi um verdadeiro ato de genocídio contra a raça negra. Um genocídio tão extenso quanto o genocídio que foram os tráficos negreiros, por uma parte, e a escravização dos Africanos nas Américas, por outra. Para dar uma ideia das proporções inimagináveis da hecatombe que foi a colonização na África, mencionaremos um só país: o Congo, conquistado pelos belgas em 1884 e colonizado até 1960.

Os belgas deram uma denominação estranha à "sua" colônia no Congo - "Estado Livre do Congo". Este se constituiu no único caso de um país que fora incorporado à potencia colonizadora como propriedade pessoal do Chefe de Estado. O Congo era propriedade do próprio rei Leopoldo II, um dos maiores carniceiros da historia antes de Hitler. A realidade recoberta por esse estatuto "sui generis" foi terrível, alem do que as nossas consciências de hoje podem suportar. Estima-se que, no período de 76 anos de duração da colonização belga (1884-1960), pereceram algo como 25 milhões de Africanos neste único país, como resultado da repressão e dos trabalhos forcados. Assim, temos a seguinte versão oficial dos fatos dada pela enciclopédia virtual Wikipédia, que descreve a situação no Congo imediatamente após a ocupação belga: "Para imprimir as cotas de borracha, a 'Force Publique' (Forca Publica) foi instituída (...). Armados com armas modernas e chicote, Forca publica rotineiramente pegava e torturava reféns (na maioria mulheres), acoitava, estuprava, incinerava aldeias e, acima de tudo, extirpava mãos humanas como troféus, mostrando que, quando as cotas não eram cumpridas, não estavam tendo vontade o suficiente de cumprir. Um oficial branco de baixa patente descreveu uma incursão de punição de uma aldeia que havia protestado. O oficial brando em comando: 'Ordenaram-nos a cortar as cabeças dos homens e as pendurar nas cercas da aldeia, bem como seus membros sexuais, e pendurar as mulheres e crianças em forma de cruz'. Apos ver um íncola morto pela primeira vez, um missionário dinamarquês escreveu: 'O soldado disse: não leve muito a serio. Eles matam a nos' se não levarmos borracha. O comissionário nos prometeu que se tivermos muitas mãos, ele encurtara nosso serviço". Nas palavras de Peter Forbath: 'As cestas de mãos cerradas, postas aos pés do chefe de posto europeus, tornaram0se o símbolo do Estado Livre do Congo. (...) A coleção de mãos se tornou-se um fim em si mesmo. Os soldados da Forca Publica as traziam em vez de borracha; eles até mesmo iam colhê-las em lugar de borracha... Elas se tornaram um tipo de moeda. Elas são usadas para amenizar o déficit das cotas de borracha, substituir... o povo, do qual é exigido trabalhar para as gangues de trabalho forcados; e os soldados da Força Publica tinham seus bônus pagos de acordo com a quantidade de mãos eles coletavam.

Em teoria cada mão direita provava um assassinato judicial. Na pratica, soldados trapaceava, simplesmente cortando a Mao e deixando-a vitima para viver ou morrer. Numerosos sobreviventes relataram que eles viveram alem de um massacre, fingindo-se de mortos, não se movendo nem mesmo quando tinham suas mãos serradas. E esperavam os soldados partirem para então procurar socorro. Estimativas do total das chacinas variam consideravelmente. O relatório famoso de 1904 do diplomata britânico Roger Casemente, aponta para 3 milhos apenas nos 20 anos que o regime de Leopold durou; Forbath, no mínimo, 5 milhões; Adam Hochschild 10 milhões; a Enciclopédia Britânica estima um declínio populacional de 20 ou 30 milhões para 8 milhões".

Ou seja, em 20 anos, num só país - o Congo -, os belgas mataram mais Africanos que aqueles mortos e escravizados durante os três séculos que durou o tráfico negreiro pelo Atlântico e a escravidão racial dos Africanos nas Américas. Se essas foram as baixas humanas apenas para o Congo em vinte anos, as cifras para o resto do continente são, simplesmente, inimagináveis. Em uma palavra, a colonização européia do continente Africano resultou, de fato, em um extermínio dos povos Africanos.

Ainda hoje, existem aqueles ingênuos - ou aqueles que fingem sê-lo - que se perguntam o motivo pelo qual o continente Africano se encontra hoje em situação tão desastrosa em que esta, especialmente se comparado à situação do resto do planeta. Ainda existem aqueles que, negando as evidencias que apontam para os tráficos negreiros e para a colonização da África como sendo rotundos crimes contra a humanidade, negam, inclusive, o caráter fundamentalmente racista dessas investidas da Europa contra os povos negros desse continente. A hemorragia humana que a África conheceu com os diferentes tráficos negreiros, de uma parte, e com a colonização européia de outra, nunca teve paralelos na historia da humanidade. Simplesmente se tratou de um genocídio racial.

Ora, fazendo abstração dessas realidades concretas, os novos revisionistas reciclam as velhas teorias sobre a "inferioridade natural" dos negros - a suposta incapacidade inata desses para se autogovernar e a conseqüente necessidade, para o Ocidente, de salvar os negros de si próprios. A inferioridade racial dos povos de raça negra explicaria o catastrófico estado atual do continente Africano. Mas, os fatos históricos apontam para outra direção.

"Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro" (Is 45:22a)